UM GUIA COMPLETO PARA OS AÇORES

Você está aqui: Início > De ilha em ilha > Santa Maria – a "Ilha Amarela"!

Pagina Seguinte
Santa Maria – a "Ilha Amarela"!

Santa Maria é a ilha situada mais a sul
e a terceira mais pequena (18 Km de comprimento e cerca de 10Km de largura; superfície aproximada de 97 Km quadrados) do arquipélago dos Açores, pertence ao “grupo oriental” e situa-se a cerca de 85 Km a sul de São Miguel.

Caracterizada pela variedade de tons, a ilha de Santa Maria evoca uma aguarela, pelas suas belas cores, o verde dos seus pastos, o amarelo das suas colheitas, o ocre dos seus solos, flores de todas as cores, lindas casas brancas e o azul do fundo do oceano. Santa Maria oferece muitas baías profundas, pontilhadas por praias desertas paradisíacas de areia branca – consideradas as mais bonitas do arquipélago – assim como também paisagens encantadoras e relaxantes, onde reina a tranquilidade.

Ainda que resultante de uma actividade vulcânica, Santa Maria é a única ilha dos Açores com zonas de origem sedimentar, explicando assim, a presença de formações calcárias de fósseis marinhos (dos quais, um bom exemplo pode ser visto na baía de São Lourenço), prova das sucessivas fases de submersão e emersão desde o Mioceno. Tem um relevo acidentado, cujo ponto mais elevado é o Pico Alto (590 m), terreno este que se vai tornando plano à medida que nos encaminhamos em direcção à costa ocidental. Não existem caldeiras na ilha, a zona costeira é predominantemente abrupta, recortada por profundas baías e enseadas.

Desconhece-se a data exacta do descobrimento de Santa Maria, no entanto acredita-se que foi a primeira ilha do arquipélago a ser descoberta, pelos navegadores portugueses, entre 1427 e 1432. Um dado adquirido é que foi a primeira ilha a ser povoada por colonos portugueses, oriundos do Algarve, Alentejo e Beiras, em 1439. Graças à riqueza dos seus solos, a ilha prosperou rapidamente, o que levou ao aparecimento da Vila do Porto (na costa sudoeste), a primeira Vila a receber Foral nos Açores em 1472.

Durante os primeiros séculos após a colonização, a riqueza da ilha baseava-se principalmente no cultivo e exportação de cereais para Portugal continental e colónias portuguesas no Norte de África. Mais tarde toda a economia da ilha baseou-se na exportação de pastel e urzela para a Flandres, Espanha e Inglaterra até aos finais do século XVIII. A exportação de pastel durou até ao aparecimento do Indigo vindo da Índia e do Brasil, tornando-se um forte concorrente. O mesmo se passou em relação à urzela com a introdução de substâncias químicas. Nos nossos dias, a ilha conta com aproximadamente 5.600 habitantes que fazem da criação de gado, pesca e agricultura a sua principal actividade, sendo a vinha, milho, batatas e cereais as principais produções. Como actividade secundária encontrámos a produção de cerâmica.

Mapa de Santa Maria
Mapa de Santa Maria
Baía de São Lourenço
Baía de São Lourenço
Praia Formosa
Praia Formosa

Devido à sua posição estratégica no Atlântico, em 1944, as Forças Aéreas Americanas construiram um aeroporto e base military na costa occidental de Santa Maria. Durante um largo período, até que os aviões não precisassem de reabastecimento para a travessia do Atlântico, todos os aviões transatlânticos tinham que fazer uma paragem obrigatória em Santa Maria. Desde o momento em que a base foi desactivada, o aeroporto perdeu a sua importância, e hoje, só serve os vôos entre ilhas da SATA, assegurando assim a ligação diária com São Miguel. Durante os meses de Verão, pode-se chegar à ilha através do serviço regular de ferry, duas vezes por semana, de São Miguel.

A 35 Km a norte de Santa Maria encontrámos o banco maritime das Formigas, uma cadeia subaquática, cujos rochedos nus emergem até 11 metros acima do nível do mar, conhecido como Rocas Formigas. Um verdadeiro santuário para muitos passáros, as Formigas foram declaradas "reserva natural". As águas que as rodeiam são extremamente ricas em vida maritime, tornando-se assim uma das zones mais atractivas para os amantes da pesca desportiva.

Santa Maria tem o clima mais seco e solarengo de todas as ilhas açorianas, sendo uma óptima alternativa para as suas férias, se o que procura é um lugar paradisíaco e relaxante!

• UM GUIA COMPLETO PARA OS AÇORES •
Pagina Seguinte